top of page

Por que o motor tem sua potência medida em cavalos?

Há muito tempo, a expressão “cavalos de potência” é utilizada para determinar a capacidade máxima do motor de um carro. Mas você sabe a origem desta unidade de medida? Confira ao longo deste artigo.




Nas minas de carvão inglesas do século XVIII, os donos foram os primeiros clientes dos fabricantes de motores movidos a vapor. Esses motores acionavam máquinas que eram responsáveis por transportar carvão do interior da mina para a superfície, e antes mesmo de existir o motor a vapor, durante a Revolução Industrial, esta tarefa era executada por cavalos, por meio de um sistema de roldanas e cordas, no qual os animais puxavam baldes cheios de carvão.

Ao final do século XVIII, um inventor escocês, James Watt, teve a brilhante ideia de trabalhar no desenvolvimento desse tipo de motor, e calculou que um cavalo, em média, era capaz de subir 100 quilos de carvão a uma certa altura por minuto.

É importante lembrar que o escocês tinha a intenção de comercializar a sua ideia, e precisaria conversar tanto com pessoas que conheciam a máquina a vapor, quanto com possíveis novos clientes. Para isso, era necessário encontrar um comparativo que explicasse o funcionamento do motor, além da sua potência.

Para “generalizar” a medida, Watt aumentou a carga em 50%, instituindo que um cavalo de potência é capaz de levantar 150 quilos por 30 metros de altura em apenas um minuto. Atravessando séculos, a unidade de medida se popularizou com a sigla HP, conhecida como “horse-power”, em inglês, e “potência de cavalo”, traduzida para o português.

A unidade HP equivale à força necessária para erguer um balde com 150 quilos de peso a 30 metros de altura, em um minuto. No geral, 1cv é a quantidade de força necessária para erguer 75 kg a 1 metro de altura, em 1 segundo.

Por isso, nada mais justo do que a força dos cavalos ser comparada à força dos motores, já que a potência é responsável por mostrar a capacidade de trabalho de um motor, por meio de um cálculo de força vezes velocidade.

Você já sabia dessa curiosidade? Continue acompanhando os nossos artigos para saber de todas as novidades automotivas em primeira mão e não deixe de conferir os nossos conteúdos já publicados.

Commentaires


bottom of page